Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Notebook ou tablet?

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Se os rumores se concretizarem, 2013 será o ano em que a venda mundial de tablets vai superar a de notebooks. Na segunda metade de 2012, vimos um aumento na demanda por tablets graças aos novos tamanhos de tela e preços introduzidos. Na verdade, a venda de tablets já ultrapassou a de notebooks na China e na América do Norte.

Mas o que vai acontecer com os notebooks? Quando os notebooks foram apresentados ao mercado, a mobilidade oferecida por eles foi anunciada como um avanço tecnológico. Atualmente, a mobilidade é mais uma expectativa do que um avanço. Assim que os tablets foram lançados no mercado com um tamanho inferior ao dos notebooks e processadores tão poderosos quanto o dos notebooks, foi apenas uma questão de tempo para que o limite entre os notebooks e os tablets começasse a se fundir.

Apesar de uma redução mundial na demanda ter feito a remessa por notebooks diminuir, eles ainda não podem ser considerados "carta fora do baralho". A segunda metade de 2013 terá o lançamento de novos processadores para notebooks que oferecerão suporte a mais recursos de PC semelhantes a tablet e uma duração de bateria maior.

Porém se a força de trabalho de sua empresa é a mobilidade, provavelmente você não está preocupado com tendências líderes de vendas; você se preocupa em saber qual é a melhor tecnologia para sua empresa.

O que acontece com os notebooks
A primeira coisa a se fazer quando for decidir entre tablets e notebooks é desconsiderar o tamanho como um dos itens diferenciadores. É claro que o tamanho é um recurso importante, mas se for o único recurso no qual você está interessado, não há motivo para o conflito entre tablets e notebooks, basta escolher a opção menor.

Assim, restará apenas os elementos básicos de cada opção. O principal benefício do notebook é o hardware que vem automaticamente com ele, como tela grande e teclado físico. Notebooks são maiores do que tablets, não há o que discutir, e notebooks, como o HP EliteBook Folio, também oferecem telas maiores e resoluções melhores que nenhum tablet pode oferecer; Esse é um exemplo perfeito do motivo pelo qual o tamanho não deve ser o único recurso a considerar ao fazer uma compra. Exibir uma apresentação em um tablet pode ser conveniente, mas para impressionar de verdade um cliente, provavelmente seria melhor exibir a apresentação no notebook.

A tecnologia de toque melhorou drasticamente nos últimos anos, mas algumas pessoas irão sempre preferir seu teclado QWERTY físico. É mais fácil para digitar e mais preciso do que o teclado sensível ao toque. E por fim, mas não menos importante, os notebooks são robustos e resistentes. De fato, alguns notebooks foram construídos especificamente para isso. O tamanho pequeno do tablet significa mais delicadeza e por isso é fácil de quebrar.

O que acontece com os tablets
Surpreendentemente, os benefícios mais notáveis em um tablet não são todos os jogos incluídos nele, mas sim o quão leve ele é. O HP ElitePad pesa menos de 680 g, o que significa que você pode fazer o seu trabalho de praticamente qualquer lugar. Graças à tecnologia de toque, você pode ter controle total sobre todos os recursos e aplicativos com apenas o deslizar de um dedo; proporcionando a você uma abordagem ao seu trabalho literalmente prática. Enquanto os notebooks impressionam com o tamanho completo de resolução dos monitores, os tablets podem impressionar com recursos sensíveis ao toque que transformam demonstrações ou apresentações maçantes em experiências interativas.

A tela de toque também ajuda nas transações corporativas feitas quando se está fora do local de trabalho. Seja um cliente seu que precisa assinar eletronicamente um documento em sua tela ou a verificação de estoque com alguns toques na tela, o processo de compra e venda nunca foi tão dinâmico como o de hoje .

Uma das maiores coisas que diferenciam tablets de notebooks são os aplicativos. Assim como o próprio tablet, os aplicativos são desenvolvidos com foco em mobilidade, portanto a interface simples facilita o acesso às informações que você precisa. E não podemos esquecer da percepção que os tablets criam. Quando os clientes veem as empresas usando tablets, eles as veem como modernas e avançadas, acima da média em termos de compreensão tecnológica.

Por que escolher?
Quem disse que você precisa escolher entre usar o notebook ou o tablet? Por que não usar os dois? Na verdade, notebooks e tablets podem ser grandes parceiros de negócios. Ao unir os dois produtos, os trabalhadores móveis podem ter no tablet boa parte do mesmo acesso que eles têm no notebook (e vice-versa). Ou talvez você queira a flexibilidade do tablet com a potência do notebook. Produtos como o HP EliteBook Revolve se adaptam a qualquer situação, facilitando para você o aproveitamento dos benefícios de ambos.

Se você está tentando se decidir entre tablets e notebooks, você precisa olhar para eles no que se refere à maneira como você os utilizará. Você precisa de algo que execute tarefas críticas ou tarefas rápidas? Os notebooks são bons para o primeiro, e os tablets (e em alguns casos, os notebooks) são bons para o segundo.

Contanto que você esteja preparado para fazer certas pesquisas e planejamentos, e que sua empresa esteja comprometida com a implementação de qualquer tecnologia que escolherá comprar, realmente não há resposta errada.