Pesquisar este blog

sábado, 3 de agosto de 2013

Como manter o computador funcionando perfeitamente

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Limpeza do computador, melhor produtividade

Os usuários de computador têm, no mínimo, uma coisa em comum: todos nós já recebemos aquelas mensagens de erro, aguardamos carregamento, ouvimos sons que nos alertam para verificar novamente o sistema de backup, caso a "tela azul da morte" apareça.

Mesmo que esses sinais não signifiquem necessariamente que seu computador deixará você na mão em breve, esses são sintomas de um disco rígido com defeito e de uma máquina sobrecarregada.

Chega de acumular
Só porque você não tem pilhas de jornais velhos na sua sala, não significa que você é desapegado. Você se lembra daquelas fotos que baixou no ano passado ou daquele jogo que nunca mais jogou? Eles ainda estão no seu computador, se você não os tiver excluído, e estão ocupando um espaço valioso.

Navegue por todos os seus programas e arquivos e exclua (ou faça backup antes de excluir) aqueles que você não precisa ou usa mais. Lembre-se: excluir programas da área de trabalho não significa que eles foram excluídos do computador; sempre vá no menu Iniciar para desinstalar cada um dos programas dos quais você deseja se livrar. Se você remover acidentalmente alguma coisa de que precisa, todas as versões recentes do Windows possuem a Restauração do Sistema, que permite que você restaure o computador de volta a um ponto anterior no tempo e recupere as informações apagadas.

Organize-se
Agora que todos aqueles programas e arquivos desnecessários estão fora do caminho, é hora de organizar aqueles que ainda ficaram. Organizar seus arquivos fará sua produtividade aumentar, pois você encontrará o que precisa muito mais rapidamente.

Em vez de acessar todas as suas pastas, uma por uma, é mais rápido recorrer à ajuda de um aplicativo ou programa, como o DropIt, o Cyber-D’s Autodelete ou qualquer uma das soluções de gerenciamento de documentos da HP. Esses programas não apenas ajudam você a se organizar, como também ajudam a manter as coisas assim ordenando automaticamente arquivos e programas à medida que eles são salvos.

Enquanto estiver empenhado nisso, você também pode aproveitar a faxina para se livrar de papéis desnecessários arquivando-os digitalmente.

Fazer backup
Todo mundo sabe como é importante fazer backup de informações e também como dá preguiça fazer isso. À medida que você organiza seus arquivos, é uma ótima ideia verificar e ter certeza de que todas as suas informações importantes podem ser recuperadas no caso de um infeliz evento em que o disco rígido é danificado.

O volume de dados acumulados pela maioria das empresas pode ser assustador, tornando difícil saber o que não pode deixar de ser incluído no backup do computador. Este é um processo que demanda tempo, mas é necessário reservar um tempo e priorizar os tipos de arquivos que você possui e avaliar quais são essenciais para o funcionamento de sua empresa; ou seja, documentos financeiros, contatos e informações confidenciais.

Quando você decidir o que será incluído no backup, é hora de decidir como isso será feito. Suas opções incluem armazenamento em nuvem, disco rígido externo ou o HP SimpleSave, que faz backup de tudo em seu computador a cada cinco minutos. Não importa o método que será usado, certifique-se de programar o backup regular de seus dados.

Transformar em hábito
Assim como aquela faxina necessária em casa, o processo de limpar, organizar e fazer backup de dados em seu computador também precisa ser frequente. Quanto mais você adia, mais você pagará mais tarde por isso. Mantenha o controle de sua empresa, e seu computador agradecerá você por estar trabalhando melhor e por durar mais.