Pesquisar este blog

sábado, 27 de julho de 2013

A nuvem... afinal, o que é?

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Você já deve ter ouvido falar da nuvem. Você deve saber que é uma forma de armazenamento e serviços hospedados on-line. Mas, se você ainda não estiver usando a nuvem, provavelmente não sabe dos benefícios que ela pode fornecer para os seus negócios.

Vamos por partes: O que é a nuvem? Basicamente, é uma funcionalidade do servidor hospedada remotamente e disponibilizada aos usuários pela Internet. Esses servidores podem ser usados para o armazenamento de dados ou para fornecer poder de computação para executar aplicativos. Quando você armazena qualquer coisa on-line (em vez de no disco rígido real do seu computador ou nos servidores da sua empresa), você está essencialmente armazenando isso na nuvem. E, quando você usa sites avançados como sites de Webmail ou sites com melhores preços para viagens, você está usando a computação em nuvem.

Isso levanta uma questão interessante: muito provavelmente você já está usando a nuvem, sabendo ou não. Mesmo se não tiver implementado a nuvem como parte das práticas gerais dos seus negócios, você pelo menos provavelmente tem se utilizado dela para fins pessoais. Você já adicionou fotos no Facebook? Já salvou um arquivo no SkyDrive? Enviou um e-mail usando o Gmail? Nenhum desses conteúdos é armazenado no seu computador pessoal ou smartphone, mas é armazenado em outro lugar. E esse lugar é a nuvem.

Agora que você conhece alguns dos benefícios proporcionados pela nuvem para a sua vida pessoal, deve ser fácil imaginar as possibilidades que ela apresenta para os seus negócios. Armazenamento de arquivos, colaboração e acesso a aplicativos empresariais são apenas algumas das maneiras pelas quais ela pode ser útil. Veja abaixo algumas maneiras pelas quais a nuvem pode facilitar um pouco a sua vida (e a vida dos seus funcionários).

Aumento da produtividade
Usar a nuvem para armazenar documentos e e-mails dá aos funcionários acesso a esses arquivos praticamente de qualquer lugar. Isso possibilita mais mobilidade, que é uma vantagem importante em um mundo onde as pessoas muitas vezes trabalham remotamente ou viajam com frequência. Mais flexibilidade também aumentará o contentamento dos funcionários e proporcionará um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal, que pode levar também a uma maior produtividade.

Redução de custos
Conduzir grande parte dos seus negócios usando aplicativos na nuvem reduz significativamente a necessidade de software e hardware no local. Isso significa que você gastará menos com a compra e manutenção dos programas e equipamentos que usa. O velho ditado “tempo é dinheiro” também se aplica. A automação baseada na nuvem elimina tarefas manuais que normalmente seriam concluídas por funcionários e libera seu tempo para outras finalidades.

Trabalho eficiente em equipe
Com tecnologias baseadas na nuvem, incluindo voz, vídeo e conferência, as reuniões podem agora incluir muito facilmente participantes remotos. A capacidade de conectar, sem importar de onde as pessoas estão trabalhando, torna a colaboração um processo mais eficiente e otimizado. Também permite a comunicação com clientes, fornecedores e parceiros para uma melhor eficiência da cadeia de suprimentos, dando ao seu negócio uma vantagem competitiva diferente.

Recuperação de dados
Uma das principais vantagens da nuvem é que ela pode ser uma maneira mais segura de armazenar dados. Se você mudar um dispositivo de lugar ou enfrentar danos ou perdas em seu espaço de trabalho físico, todos os seus arquivos ainda estarão na nuvem, em forma de backup, e você poderá voltar aos negócios sem perder nada.

Transição sem dificuldades
Depois que você tomar a decisão de passar para a nuvem, o restante será relativamente fácil, pois transferir arquivos não envolve nenhum tipo de processo de instalação. Quando a nuvem estiver implantada, os funcionários poderão começar a salvar nela imediatamente. Pouco treinamento será necessário, pois salvar na nuvem é essencialmente como salvar em um disco rígido.

Embora a maioria dos benefícios acima se aplique à nuvem pública, também há várias opções de nuvem privada disponíveis se seu negócio for especialmente relacionado à privacidade e segurança. O que é a nuvem privada? O principal diferenciador da nuvem pública é que a nuvem privada não se estende para além do firewall corporativo e não permite acesso externo.

Na verdade, há várias maneiras de se beneficiar da nuvem. Para a maioria dos usuários, a nuvem será parte de uma estratégia que combina a TI tradicional com elementos da nuvem privada e pública. Uma abordagem híbrida garante que você tenha a combinação ideal de modelos de distribuição - apenas os serviços de que precisa, quando precisa, com muita flexibilidade. Você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de opções de nuvem e descobrir qual o mais adequado para os seus negócios aqui.

Se ainda não estiver certo, o melhor sobre a nuvem é que você não precisa começar a usar de uma vez. Escolha um serviço ou dois que deseja experimentar. Se a transição funcionar bem, você pode muito bem decidir implementar a nuvem em mais áreas dos seus negócios.