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sábado, 10 de agosto de 2013

O fenômeno das #hashtags

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Elas são símbolos simples, duas linhas cruzadas sobre duas outras linhas. São usadas para indicar números em inglês, e assinalavam valores em libras em computadores antigos. Servem a diferentes propósitos linguísticos, matemáticos e computacionais. Obviamente, estamos falando do símbolo #. Trata-se de um símbolo simples, porém cada vez mais influente.

Hoje, o símbolo # é usado para criar “hashtags” em postagens de mídia social de sites como Twitter e Facebook. Uma hashtag é formada pelo símbolo # seguido de uma palavra ou frase.

As hashtags criam um sistema de agrupamento de mensagens, permitindo que os usuários de mídia social vejam conteúdo, como tweets, de pessoas que não seguem. Ou seja, se você procurar por #gatos no Twitter, vai encontrar muito conteúdo sobre gatos.

Explorar assuntos usando hashtags é simples. No Facebook e no Twitter, é possível clicar nas hashtags. Você só precisa selecionar a hashtag desejada para ler mais sobre o assunto. Você também pode pesquisar usando hashtags em vez das palavras-chave tradicionais, mas há uma diferença entre esses dois tipos de pesquisa. Hashtags sempre são escritas sem espaços, e podem não conter palavras normais. Isso significa que pesquisas por “#EuAmoGatos” e “Eu amo gatos” rendem resultados diferentes.

Você não está meramente enviando mensagens a um grande espaço aberto para que os outros a leiam; ao usar hashtags, você está participando de uma conversa. Sua voz pode ser ouvida, seja qual for o assunto: eventos esportivos, questões políticas ou as últimas notícias.

Como usar uma hashtag

É muito fácil usar hashtags. Porém, é importante ter algumas coisas em mente ao usá-las.

Recomenda-se que as hashtags sejam breves e concisas, para que as mensagens sejam agrupadas facilmente a outras relacionadas ao mesmo assunto. Uma pesquisa no Twitter por #gatos retorna uma grande quantidade de tweets publicados nas últimas 24 horas, mas #meugatodoido talvez nem gere resultados. Resumindo, quanto mais simples a hashtag, maior o agrupamento.

As hashtags podem ser incluídas em qualquer lugar, tanto no fim de uma postagem quanto no meio dela. Tanto “Estou doido para viajar nas férias! #Paris” quanto “#Paris, aí vamos nós!” são postagens corretas. Também é comum o uso de várias hashtags em uma mesma postagem. Mais uma vez, seja o mais simples possível: Por exemplo, “Não acredito que a #Espanha ganhou a #copadomundo”, ou “A queima de fogos vai ser linda #réveillon #copacabana”.

É importante observar que os usuários podem participar de grupos de assuntos sem escrever palavras-chave na mensagem em si, como vimos com o uso de “réveillon” como hashtag fora da mensagem.

Quando uma mensagem tem hashtags demais, fica difícil de ler e perde o sentido. “As #Olimpíadas de #Londres de #2012 foram #incríveis. Mal posso #esperar pelas do #Rio. #atletas #medalhadeouro” é uma mensagem confusa, e as pessoas têm dificuldade em achar as informações.

Uma janela para o mundo

As hashtags oferecem um vislumbre dos assuntos importantes para as pessoas e o mundo em um dado momento. Em 2011, a duas hashtags mais usadas no Twitter foram totalmente diferentes: #egypt (Egito) e #tigerblood (sangue de tigre). Uma se refere às turbulências de um país, e a outra aos excessos de um ator norte-americano. As hashtags nos ajudam a compartilhar nosso amplo espectro de pensamentos e sentimentos.

Imagine se a mídia social existisse em uma década dinâmica e turbulenta como a dos anos 60. Talvez algumas hashtags populares fossem: #TheBeatles, #HomemNaLua, #JFKAssassinado, #MuroDeBerlim e #GuerraDoVietnã. As vozes de milhões de pessoas em momentos históricos importantes teriam sido registradas facilmente.

Hashtags para profissionais de marketing

Para as empresas, as hashtags são uma ferramenta vital para a avaliação do impacto das marcas e das campanhas publicitárias. Não só as empresas podem medir sua popularidade com base na quantidade de vezes em que uma hashtag específica foi usada, como também podem ver o que as pessoas estão dizendo. Com isso, as hashtags oferecem quantidade e qualidade.

Hoje, cada vez mais anunciantes usam hashtags como âncoras de campanha. Seja em uma nova promoção da Coca-Cola ou na divulgação de um filme blockbuster que chegará aos cinemas nas férias, as hashtags são essenciais. Elas são usadas até fora do mundo on-line. O hábito de assistir TV e navegar na Web ao mesmo tempo tem forte apelo entre os profissionais de marketing, então um comercial de TV da Coca-Cola pode sugerir que os usuários postem no Twitter com a hashtag #CocaColaVivaPositivamente.

E com o aumento no uso de dispositivos móveis, um outdoor pode incentivar as pessoas a postar usando hashtags mesmo em trânsito para uma maior interação com suas marcas favoritas ou acesso a descontos e informações.

Comentários em tempo real

As pessoas também podem postar mensagens negativas sobre marcas facilmente. Se um cliente posta no Twitter sobre a experiência ruim que teve em uma loja, incluindo o nome da loja na hashtag, é bem provável que a equipe de marca da empresa veja a postagem. O lado bom disso é que a empresa pode entrar em contato com o cliente e resolver eventuais problemas, quando possível.

O hábito que os telespectadores têm de postar comentários no Twitter sobre o programa que estão assistindo permite que as redes de TV monitorem facilmente as reações do público. As hashtags criam um grupo de foco sem que seja necessário reunir pessoalmente os participantes em um canal de duas vias: você só precisa do telespectador, onde quer que ele esteja, e da tela do computador.

O futuro das hashtags

Não esqueça que as hashtags ainda estão evoluindo. Em fevereiro de 2013, seu uso deu um grande passo com a parceria entre o Twitter e a American Express. Vinculando suas contas da American Express e do Twitter, os usuários podem postar hashtags específicas no Twitter e adquirir produtos diretamente pela rede social. Cada produto (o Kindle da Amazon, por exemplo) tem sua própria hashtag. Os usuários só precisam postar a hashtag designada no Twitter e esperar o código de confirmação. Depois disso, eles têm 15 minutos para postar o código novamente e finalizar o pedido.

E agora a programação do Facebook foi adaptada para reconhecer hashtags, criando milhares de conversas para mais de um bilhão de usuários. As hashtags do Facebook dão aos usuários mais um motivo para investir seu tempo na rede, o que se traduz em mais oportunidades para que os profissionais de marketing identifiquem seus focos de interesse.

O que o futuro nos reserva?

Ainda que nomes importantes do setor digital como Facebook e Twitter estejam no comando, há muitas iniciativas on-line que podem influenciar o futuro das hashtags. Será que serviços de e-mail como o Gmail vão incorporar hashtags? Ou será que as hashtags vão se tornar tão comuns ao ponto de perder o impacto? Se todos os sites adotarem as hashtags, será que elas não vão se tornar um fardo para os usuários? Ou será que o uso cada vez maior desse recurso ajudará os usuários a localizar as informações que procuram e transformará as hashtags no idioma padrão da Web?

Nossas experiências digitais continuam evoluindo, e as hashtags precisam acompanhar esse ritmo. Elas podem ser só duas linhas cruzadas sobre duas outras linhas, mas pelo visto as #hashtags são realmente #imbatíveis.