Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios
Elas são símbolos simples, duas linhas cruzadas sobre duas outras
linhas. São usadas para indicar números em inglês, e assinalavam valores
em libras em computadores antigos. Servem a diferentes propósitos
linguísticos, matemáticos e computacionais. Obviamente, estamos falando
do símbolo #. Trata-se de um símbolo simples, porém cada vez mais
influente.
Hoje, o símbolo # é usado para criar “hashtags” em
postagens de mídia social de sites como Twitter e Facebook. Uma hashtag é
formada pelo símbolo # seguido de uma palavra ou frase.
As
hashtags criam um sistema de agrupamento de mensagens, permitindo que os
usuários de mídia social vejam conteúdo, como tweets, de pessoas que
não seguem. Ou seja, se você procurar por #gatos no Twitter, vai
encontrar muito conteúdo sobre gatos.
Explorar assuntos usando
hashtags é simples. No Facebook e no Twitter, é possível clicar nas
hashtags. Você só precisa selecionar a hashtag desejada para ler mais
sobre o assunto. Você também pode pesquisar usando hashtags em vez das
palavras-chave tradicionais, mas há uma diferença entre esses dois tipos
de pesquisa. Hashtags sempre são escritas sem espaços, e podem não
conter palavras normais. Isso significa que pesquisas por “#EuAmoGatos” e
“Eu amo gatos” rendem resultados diferentes.
Você não está
meramente enviando mensagens a um grande espaço aberto para que os
outros a leiam; ao usar hashtags, você está participando de uma
conversa. Sua voz pode ser ouvida, seja qual for o assunto: eventos
esportivos, questões políticas ou as últimas notícias.
Como usar uma hashtag
É muito fácil usar hashtags. Porém, é importante ter algumas coisas em mente ao usá-las.
Recomenda-se que as hashtags sejam breves e concisas, para que as
mensagens sejam agrupadas facilmente a outras relacionadas ao mesmo
assunto. Uma pesquisa no Twitter por #gatos retorna uma grande
quantidade de tweets publicados nas últimas 24 horas, mas #meugatodoido
talvez nem gere resultados. Resumindo, quanto mais simples a hashtag,
maior o agrupamento.
As hashtags podem ser incluídas em
qualquer lugar, tanto no fim de uma postagem quanto no meio dela. Tanto
“Estou doido para viajar nas férias! #Paris” quanto “#Paris, aí vamos
nós!” são postagens corretas. Também é comum o uso de várias hashtags em
uma mesma postagem. Mais uma vez, seja o mais simples possível: Por
exemplo, “Não acredito que a #Espanha ganhou a #copadomundo”, ou “A
queima de fogos vai ser linda #réveillon #copacabana”.
É
importante observar que os usuários podem participar de grupos de
assuntos sem escrever palavras-chave na mensagem em si, como vimos com o
uso de “réveillon” como hashtag fora da mensagem.
Quando uma
mensagem tem hashtags demais, fica difícil de ler e perde o sentido. “As
#Olimpíadas de #Londres de #2012 foram #incríveis. Mal posso #esperar
pelas do #Rio. #atletas #medalhadeouro” é uma mensagem confusa, e as
pessoas têm dificuldade em achar as informações.
Uma janela para o mundo
As hashtags oferecem um vislumbre dos assuntos importantes para as
pessoas e o mundo em um dado momento. Em 2011, a duas hashtags mais
usadas no Twitter foram totalmente diferentes: #egypt (Egito) e
#tigerblood (sangue de tigre). Uma se refere às turbulências de um país,
e a outra aos excessos de um ator norte-americano. As hashtags nos
ajudam a compartilhar nosso amplo espectro de pensamentos e sentimentos.
Imagine se a mídia social existisse em uma década dinâmica e turbulenta
como a dos anos 60. Talvez algumas hashtags populares fossem:
#TheBeatles, #HomemNaLua, #JFKAssassinado, #MuroDeBerlim e
#GuerraDoVietnã. As vozes de milhões de pessoas em momentos históricos
importantes teriam sido registradas facilmente.
Hashtags para profissionais de marketing
Para as empresas, as hashtags são uma ferramenta vital para a avaliação
do impacto das marcas e das campanhas publicitárias. Não só as empresas
podem medir sua popularidade com base na quantidade de vezes em que uma
hashtag específica foi usada, como também podem ver o que as pessoas
estão dizendo. Com isso, as hashtags oferecem quantidade e qualidade.
Hoje, cada vez mais anunciantes usam hashtags como âncoras de campanha.
Seja em uma nova promoção da Coca-Cola ou na divulgação de um filme
blockbuster que chegará aos cinemas nas férias, as hashtags são
essenciais. Elas são usadas até fora do mundo on-line. O hábito de
assistir TV e navegar na Web ao mesmo tempo tem forte apelo entre os
profissionais de marketing, então um comercial de TV da Coca-Cola pode
sugerir que os usuários postem no Twitter com a hashtag
#CocaColaVivaPositivamente.
E com o aumento no uso de
dispositivos móveis, um outdoor pode incentivar as pessoas a postar
usando hashtags mesmo em trânsito para uma maior interação com suas
marcas favoritas ou acesso a descontos e informações.
Comentários em tempo real
As pessoas também podem postar mensagens negativas sobre marcas
facilmente. Se um cliente posta no Twitter sobre a experiência ruim que
teve em uma loja, incluindo o nome da loja na hashtag, é bem provável
que a equipe de marca da empresa veja a postagem. O lado bom disso é que
a empresa pode entrar em contato com o cliente e resolver eventuais
problemas, quando possível.
O hábito que os telespectadores têm
de postar comentários no Twitter sobre o programa que estão assistindo
permite que as redes de TV monitorem facilmente as reações do público.
As hashtags criam um grupo de foco sem que seja necessário reunir
pessoalmente os participantes em um canal de duas vias: você só precisa
do telespectador, onde quer que ele esteja, e da tela do computador.
O futuro das hashtags
Não esqueça que as hashtags ainda estão evoluindo. Em fevereiro de
2013, seu uso deu um grande passo com a parceria entre o Twitter e a
American Express. Vinculando suas contas da American Express e do
Twitter, os usuários podem postar hashtags específicas no Twitter e
adquirir produtos diretamente pela rede social. Cada produto (o Kindle
da Amazon, por exemplo) tem sua própria hashtag. Os usuários só precisam
postar a hashtag designada no Twitter e esperar o código de
confirmação. Depois disso, eles têm 15 minutos para postar o código
novamente e finalizar o pedido.
E agora a programação do
Facebook foi adaptada para reconhecer hashtags, criando milhares de
conversas para mais de um bilhão de usuários. As hashtags do Facebook
dão aos usuários mais um motivo para investir seu tempo na rede, o que
se traduz em mais oportunidades para que os profissionais de marketing
identifiquem seus focos de interesse.
O que o futuro nos reserva?
Ainda que nomes importantes do setor digital como Facebook e Twitter
estejam no comando, há muitas iniciativas on-line que podem influenciar o
futuro das hashtags. Será que serviços de e-mail como o Gmail vão
incorporar hashtags? Ou será que as hashtags vão se tornar tão comuns ao
ponto de perder o impacto? Se todos os sites adotarem as hashtags, será
que elas não vão se tornar um fardo para os usuários? Ou será que o uso
cada vez maior desse recurso ajudará os usuários a localizar as
informações que procuram e transformará as hashtags no idioma padrão da
Web?
Nossas experiências digitais continuam evoluindo, e as
hashtags precisam acompanhar esse ritmo. Elas podem ser só duas linhas
cruzadas sobre duas outras linhas, mas pelo visto as #hashtags são
realmente #imbatíveis.