Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

3 dicas para fazer uma apresentação de sucesso

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Sua audiência está na extremidade dos seus assentos, saboreando cada palavra sua. Eles se sentem conectados, inspirados e envolvidos. E mais, que nunca esquecerão a sua história. Isso soa muito bom para ser verdade? Mas não precisa ser. Na verdade, com algumas dicas e truques muito simples, você pode facilmente manter suas apresentações interessantes e inesquecíveis.

1. Seja autêntico
Honestidade e humildade percorrem um longo caminho. O fato de você está falando para uma audiência não significa que você tem de ser perfeito ou infinitamente experiente. Comece com algo com que o seu público pode se relacionar: a vida, como todos nós a conhecemos. Compartilhar alguns detalhes não específicos ou menos sensíveis sobre obstáculos ou falhas relacionados com o tema da apresentação pode facilitar a conexão com o seu público em um nível pessoal.

Basta ser você mesmo e deixar a sua própria voz e personalidade brilharem. Você não precisa ser rígido e conservador para parecer profissional. É muito mais fácil para o seu público ouvir uma história real contada por uma pessoa real que esperar até o final de uma apresentação formal.

Evite clichês e jargões técnicos, uma vez que essas frases tendem a perder o sentido quando são usadas em excesso. Em vez disso, tente encontrar maneiras mais originais para transmitir a sua mensagem. Em suma, mantenha-a natural e deixe que os outros aprendam com a sua experiência e erros.

2. Estimule a participação

As pessoas geralmente estão mais interessadas ​​em si que no que você tem a dizer. Deixe claro que o seu público pode se sentir livre para interrompê-lo para fazer comentários ou perguntas. Isso torna o fluxo da sua apresentação real e útil para o seu público específico e significa que eles podem participar ajudando você a fornecer as informações de que precisam. Pergunte regularmente se alguém tem dúvidas. Talvez o público não se sinta confortável para levantar as mãos em um determinado momento, portanto use tempo para repetir o seu convite para a conversa. Também planeje algum tempo após a sua apresentação para se envolver em uma discussão mais aprofundada como um grupo ou em um nível individual. Certifique-se de trocar alguns cartões de visita para ampliar suas novas conexões e continuar a conversa online e no futuro.

Mantenha sempre um contraste entre o status quo e o sonho que poderia ser: as pessoas se interessarão em atuar e participar quando você apresentar uma ideia que poderia tornar seus negócios (e suas vidas) melhores. A sua apresentação deve responder a esta questão a partir da perspectiva do público: “Qual a vantagem para mim?”

3. Simplifique
O seu público deve ser capaz de interpretar os slides nos primeiros três segundos e manter o foco no que você está dizendo ao mesmo tempo. Se isso demorar mais tempo, está muito complexo. Vivemos em uma era de excesso de informação – não o aumente.

Várias apresentações em PowerPoint são muito confusas e você não pode nem perceber que isso rouba a sua mensagem. Mais não é sempre melhor. Não coloque tudo em um slide. Atenha-se ao básico, pensamentos importantes (uma ideia ou pensamento por slide) e deixe o seu público completar o quadro maior em suas próprias mentes. É melhor não repetir o que o público pode ver por si mesmo no slide. Em vez disso, use notas laterais para ajudá-lo a lembrar o que você quer dizer e orientar o processo de pensamento da sua audiência.

Considere o uso de imagens em vez de texto para transmitir um pensamento principal: Se uma imagem fala mais que mil palavras isso pode ajudá-lo a transmitir uma melhor mensagem. Marcadores podem ser uma distração. Deixe que o público se concentre em sua voz em vez de ler listas. Isso significa mais preparação sua em vez de confiar em seus slides para transmitir informações – mas, claro, estar preparado é o segredo para fazer apresentações melhores.

Cada elemento no seu slide deve estar lá por uma finalidade. Não inclua qualquer coisa que não adicione à sua mensagem de uma forma simples, clara e concisa. Depois, termine com uma simples chamada para a ação que poderia levar a um ganho significativo ou recompensa, o que faz com que a adoção das suas ideias valha o esforço.

Apresentações mais pessoais podem fazer maravilhas quanto a envolver o seu público. Equilibre os fatos graves e figuras com algumas anedotas inspiradas em seu próprio estilo natural e veja por si mesmo como a sua confiança aumentará. Finalmente, se você estiver confortável e se divertindo, o público também estará.