Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Futuro da Pesquisa de Livros do Google

Publicado no site do Google
Para acessar a notícia completa, clique aqui.
Para acessar a pesquisa de livros do Google, clique aqui.


Nosso revolucionário acordo com autores e editoras.

Três anos atrás, a Authors Guild, a Association of American Publishers (Associação de Editoras Americanas) e um grupo de autores e editoras moveram uma ação coletiva contra a Pesquisa de Livros do Google.

Agora, temos a enorme satisfação de anunciar que fizemos um acordo com os autores dessa ação e vamos trabalhar em conjunto com esses parceiros do setor, para colocar on-line ainda mais livros do mundo inteiro. Juntos chegaremos muito mais longe que qualquer um de nós chegaria sozinho, e tudo isso trazendo benefícios duradouros para autores, editoras, pesquisadores e leitores.

Bibliotecas e universidades

Este acordo não seria possível sem o trabalho de todas as bibliotecas que preservaram esses livros e agora se aliam a nós para que muitos deles possam ser encontrados on-line. É uma grande satisfação para nós que este acordo crie novas oportunidades para as bibliotecas e universidades oferecerem acesso a milhões de livros além de suas coleções para seus usuários e alunos.

Além das assinaturas institucionais e dos terminais de acesso público gratuito, o acordo também cria oportunidades para os pesquisadores consultarem os milhões de volumes do catálogo da Pesquisa de Livros do Google. O público acadêmico poderá se inscrever por uma instituição para executar consultas eletrônicas pelo catálogo, sem precisar ler cada livro.

De olho no futuro

"A missão do Google é organizar as informações de todo o mundo e torná-las acessíveis e úteis. Hoje, em parceria com autores, editoras e bibliotecas, pudemos dar um grande salto nessa direção", afirma Sergey Brin, co-fundador e Presidente de Tecnologia do Google. "Embora este acordo seja uma vitória para todos nós, quem ganha realmente são os leitores. A enorme riqueza de conhecimentos presente em todos os livros do mundo agora estará ao alcance de todos."

Esperamos que este salto importante com nossos amigos e parceiros do mercado editorial seja apenas o primeiro de muitos. A equipe do Google é louca por livros, e nosso maior sonho é ver a Pesquisa de Livros do Google evoluir para um serviço que garanta a prosperidade dos livros (e de seus autores e editoras) por muitos e muitos anos.