Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como escrever mais e melhor

Escrever é um trabalho como qualquer outro. Ver entrevistas de escritores nos mostram que a escrita é um trabalho que exige disciplina e metodologia, por isso, me atrevo a dar cinco dicas para você que deseja escrever mais... e melhor.

1. Sua escrita é reflexo do que você é

Toda e qualquer discussão a respeito da autoria da Bíblia sempre esbarra no contexto em que cada livro foi escrito. Não há como negar que há diferenças semânticas na escolha lexical. Para termos apenas um exemplo, os Evangelhos apresentam isso que acabei de falar. Lucas, um dos discípulos, era claramente uma pessoa culta. A despeito das traduções feitas ao longo dos tempos, claramente se vê no livro a qualidade do escritor. Médico, enfatiza em muitos momentos a preocupação de Cristo com as pessoas adoentadas. Se você quer escrever, não mascare o que você é. Culto ou despojado de conhecimentos, deixe no papel (ou computador) a sua marca.

2. Não tenha medo da gramática ou do dicionário

Causar uma boa impressão não significa escrever de forma empolada e com um vocabulário tirado dos velhos discursos de paraninfos. Escrever bem é escrever claro e certo. Para isso, não se faça de rogado quando tiver dúvidas sobre a grafia das palavras ou o uso de determinadas construções gramaticais. Tenha em mente que usar a norma culta não é pedantismo e sim uma forma de respeitar o leitor.

3. Escreva para o outro

Se não me engano é Fiorin quem diz que o texto é uma arena onde vozes duelam. Nosso discurso é sempre criado em função do outro e para "agradar" o outro. Precisamos ter em mente que a escrita é uma construção social que vai reverberar nas discussões dos nossos leitores e em seus textos também. Dessa forma, nos construímos e ajudamos na construção do outro.

4. Quem lê muito, escreve melhor

Escrever está diretamente vinculado ao ato da leitura. Excetuando a escritora Rachel Pacheco, com quem fazem piadinhas dizendo que tem mais livros escritos que lidos, ler bastante é condição sine qua non para a escrita. Quem lê mais tem mais vocabulário, menos dificuldade com a escrita das palavras e conhece as possibilidas de construções sintáticas.

5. Não escreva com pressa

Não faça do exercício da escrita um trabalho para a última hora. Escrever deve ser prazeroso. Escrever deve ser um encontro com as palavras e com o mundo de possibilidades que se abrem para expressar-se aquilo que se está sentindo. Acostume-se, portanto, a escrever e reescrever seu texto várias vezes. Nesse exercício, coloque-se no lugar do leitor, pois eventuais problemas de entendimento podem ser eliminados.

Disponível em:
http://www.analisedetextos.com.br/2009/12/como-escrever-mais-e-melhor.html