Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios
O Estudo sobre o Custo dos Crimes Cibernéticos em 2012, conduzido
 pelo Ponemon Institute e patrocinado pela HP, constatou que a 
ocorrência de ataques cibernéticos mais do que dobrou em um período de 
três anos – enquanto o impacto financeiro aumentou em quase 40 por 
cento.
O estudo revelou que o custo anual de crimes cibernéticos
 (usando uma amostra referencial de mercado com empresas americanas) foi
 enorme: 8,9 milhões de dólares, um aumento de 6% em relação ao custo 
médio relatado em 2011, e um aumento de 38% em relação a 2010. O estudo 
de 2012 também constatou um aumento de 42% no número de ataques 
cibernéticos, com uma média de 102 ataques bem-sucedidos por semana 
(comparado com 72 por semana em 2011, e 50 por semana em 2010).
São números significativos para qualquer empresa, mas particularmente 
perturbadores para pequenas empresas, as quais simplesmente não têm 
condições de arcar com as despesas, o tempo e a energia despendidos para
 responder e solucionar esses ataques. O estabelecimento de protocolos 
avançados de segurança é a melhor maneira de ajudar a combater esses 
ataques, mas os protocolos podem ser caros para pequenas empresas com 
orçamentos menores para implementação.
Ajuda para PMEs
Sendo assim, o que uma empresa pequena pode fazer? A FCC (Comissão Federal de Comunicação dos EUA) elaborou um ótimo guia de planejamento cibernético
 especialmente dirigido a pequenas empresas, com dicas de especialistas 
sobre o que as pequenas empresas podem fazer para combater esses 
ataques. Temos aqui um resumo para ajudar a manter sua empresa segura.
Conheça o que você tem
Antes de ter condições de proteger sua empresa, você precisa de uma lista completa do que deseja proteger. Primeiro, considere os tipos de dados
 que você tem na empresa: alguns são naturalmente mais sigilosos e 
valiosos que outros. Seus dados podem incluir dados de clientes, como 
registros de contas, informações financeiras/transacionais, informações 
de contato, histórico de compras etc., e informações de funcionários, 
como arquivos de folha de pagamento, informações de depósito direto, 
números da previdência social e outras informações pessoais.
Em seguida, pense em como seus dados estão sendo protegidos no momento.
 O guia da FCC afirma que é comum os especialistas em segurança dizerem 
que o maior risco para os dados é quando eles estão em movimento. Pense 
nisso. Se todas as informações comerciais ficassem em um único 
computador ou servidor não conectado à internet e essas informações 
nunca saíssem de lá, seria fácil gerenciá-las.
Mas todos sabemos
 que não se trata de uma expectativa realista. Para que os dados tenham 
valor, eles devem ser usados – e isso significa movimentá-los. Todas as 
PMEs deveriam dispor de diretrizes padrão sobre como cada tipo de dado 
deve ser tratado e protegido, de acordo com o local onde está e quem 
está usando esses dados.
A essa altura, é importante pensar em quem tem acesso a seus dados e por quê.
 Afinal de contas, nem todo mundo precisa saber de tudo. Atribua 
direitos de acesso a seus dados conforme a necessidade, e decida como 
essas informações serão gerenciadas. Depois de identificar seus dados, mantenha um registro da localização deles e movimente-os conforme a necessidade para garantir que estejam em segurança.
Proteja sua privacidade
A privacidade é importante para o sucesso dos negócios e dos clientes. 
Defina uma política de privacidade abrangente sobre as informações 
coletadas e o que fazer com elas, e publique essa política no seu site 
para que seus clientes e parceiros vejam.
A política deve tratar
 de dados como informações de identificação pessoal (PIL); pessoa; 
informações de saúde; e informações do cliente. Precisa de orientação? O
 Better Business Bureau oferece às PMEs um kit de ferramentas de privacidade nos negócios que pode ser gratuitamente baixado e usado.
Proteja os dados coletados
Os dados coletados no seu site – desde informações pessoais até 
históricos de transações e pagamentos – devem ser protegidos, quer você 
seja dono dos servidores, quer seu site seja hospedado utilizando 
serviços de terceiros. A melhor maneira de fazer isso é criando camadas de segurança que incluam senhas e criptografia. As senhas têm que ser aleatórias, complexas e longas (pelo menos 10 caracteres), modificadas com frequência e guardadas em sigilo.
A criptografia tem preço acessível, é fácil de usar e muito eficiente 
para proteção de dados – e alguns softwares de criptografia são 
gratuitos. Você pode usá-la para proteger um disco rígido inteiro, uma 
pasta específica em uma unidade, ou um documento. Só use métodos de 
criptografia de dados com certificação FIPS (Padrão Federal de Processamento de Informações) e compatíveis com protocolos de segurança do governo federal.
Prepare-se para o pior
Acima de tudo, não se iluda com a falsa sensação de segurança, achando 
que a sua pequena empresa está imune a ataques cibernéticos. Em 2010, o 
Serviço Secreto Americano e a unidade de análise forense da Verizon 
Communications Inc. responderam a 761 violações de dados. Dessas, 482, 
ou 63%, ocorreram em empresas com 100 funcionários ou menos. E, 
em 2011, a Visa estimou que cerca de 95% das violações de dados em 
cartões de crédito descobertas acontecem com clientes de empresas 
menores.
Para obter mais informações e ter uma visão mais abrangente sobre o que sua empresa pode fazer para se proteger, a Online Trust Alliance oferece um guia completo de preparo contra violações de dados, e a Federal Trade Commission também oferece um guia. Vale a pena dar uma olhada nos dois para ajudar sua empresa a se proteger.