Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Migração para o Windows 8

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Sempre que um sistema operacional novo é instalado, ocorre uma pausa coletiva. Será que vou ter que reaprender completamente a interagir com meu computador? Será que ele vai deixar de ter tudo o que eu gosto no meu sistema operacional atual e substituir por algo novo?

Felizmente, para os usuários que vão fazer a migração do Windows® 7 para o Windows 8, a resposta a ambas as perguntas é “não”. Mas, para as empresas que ainda estão usando o Windows XP — e são muitas — a transição vai exigir alguma adaptação.

Por que tanta agitação?
No fundo, o que o Windows 8 faz é abraçar a mudança para a tecnologia de toque. Os atalhos de mouse e teclado estão sendo rapidamente substituídos por uma tela de toque e aplicativos. Os dois cliques e o movimento de clicar e arrastar ainda continuam, mas vai chegar a hora em que passar o dedo, juntar os dedos e tocar serão movimentos universais.

Parece assustador? Mas não é, não. Sim, o Windows 8 aproveita os recursos da tela de toque e apresenta uma interface totalmente diferente, mas não descarta totalmente o jeito antigo de fazer as coisas. Aprender a usar um novo programa ou sistema leva tempo, e o Windows 8 não é diferente nesse aspecto, mas pode ter certeza de que você não vai ter que começar do zero.

Sai o antigo, entra o novo
Muitas empresas só fizeram a migração para o Windows 7 recentemente e, na realidade, vão passar mais dois a cinco anos até resolverem atualizar os PCs. Isso sem falar que muitas empresas estão bem satisfeitas com o Windows 7.

Além disso, o Windows 7 estará disponível para compra por pelo menos mais dois anos, e terá suporte da Microsoft até janeiro de 2020. Assim fica maior ainda o desafio de tentar convencer os departamentos de TI a mudar o sistema operacional.

Mais do que uma simples atualização
Diz a sabedoria popular: melhor não mexer em time que está ganhando. Certo? Não necessariamente. É importante ressaltar que o Windows 8 não se trata simplesmente de uma atualização do sistema operacional; é um jeito diferente — e melhor — de fazer negócio. À medida que cada vez mais pessoas levam o trabalho na estrada junto com elas, elas precisam de um sistema operacional que funcione tão bem no desktop quanto no dispositivo móvel.

Se existe um momento para abraçar (e incentivar) os hábitos do trabalho móvel, este momento é agora. Não se trata de dizer que as pessoas não podem fazer o trabalho móvel com o Windows 7 ou com sistemas operacionais anteriores; mas no Windows 8 elas poderão dispor de mais recursos móveis.