Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2013

Pense duas vezes antes de divulgar online sua localização

Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios


Muitos alertas e notificações sinalizam seus movimentos da vida real para o mundo externo. Os aplicativos baseados em localização são ferramentas confiáveis para manter clientes, colegas e amigos atualizados sobre seu paradeiro. Contudo, antes de dar “Check in” em todos os lugares, o tempo todo, é importante pensar em quem exatamente pode acessar essa informação. Seus velhos amigos da escola? Aquele cara engraçado que você conheceu no aeroporto? As pessoas ligadas a eles?

É fundamental ter essa consciência para evitar as consequências de fornecer informações online demais sobre a sua localização. Considere esses possíveis riscos antes de configurar um e-mail ou uma notificação na mídia social informando a data das suas férias ou onde é a sua reunião para discutir uma fusão importante.

Publicação de fotos com identificação de local

Os recursos automáticos de identificação geográfica de smartphones e câmeras digitais podem ajudar você a se lembrar de onde exatamente as fotos foram tiradas. Os sites de compartilhamento de fotos compatíveis com integração de metadados geoespaciais rapidamente mapeiam e marcam cada local quando você faz upload das fotos.

É um recurso útil, em especial para fotógrafos e pessoas que viajam muito. Porém, quando você usa o smartphone para tirar fotos daquele banquete farto da festa na casa do seu chefe e publica as fotos via mídia social, você deve ter ciência de que as coordenadas do GPS com sua localização exata serão automaticamente compartilhadas. O grau do risco provavelmente depende do valor para a pessoa que vai ver as fotos. As fotos podem estar vinculadas à sua pessoa pública, à rede do seu chefe, ou às suas conexões profissionais em conjunto. Seja como for, convém tomar cuidado. Os perseguidores cibernéticos podem se transformar rapidamente em perseguidores na vida real depois que identificarem sua localização.

Procure evitar o uso da função de identificação geográfica quando for publicar fotos, em particular dentro de locais privados ou comerciais. Ou use uma ferramenta de remoção de metadados para excluir as informações integradas automaticamente antes de publicar fotos online.

Informar a localização na mídia social

Os aplicativos de identificação geográfica estão ficando cada vez mais conhecidos. Muita gente também opta por informar automaticamente a localização em cada publicação no Facebook e no Twitter. Não só é divertido, como em alguns casos pode ser muito útil para manter seus contatos sempre atualizados sobre onde você está.

O único problema é que pessoas mais suspeitas também podem querer saber. O melhor é desativar o recurso de identificação de localização no Twitter, em especial quando ocorrer alguma reunião de negócios confidencial, durante visitas a clientes importantes, ou quando você estiver em casa. Embora perseguidores perigosos também possam conseguir usar um aplicativo simples para saber exatamente de onde você está twittando, é melhor não divulgar seu endereço com identificação de localização quando for publicar no Twitter.

Assim, quanto mais você puder dificultar para estranhos o acesso a suas informações pessoais online, melhor. Caso esteja usando sites de mídia social compatíveis com serviços geográficos, tome as devidas precauções para controlar quem acessa essas informações.

Detalhes em resposta automática de ausência do escritório

No que se refere a respostas automáticas de ausência de escritório, uma típica opção padrão pode oferecer detalhes valiosos a criminosos oportunistas. Seu nome completo, o número de telefone do escritório e o nome do colega que estará no seu lugar são informações que podem ser usadas para conseguir mais dados pessoais nas listas disponíveis publicamente. Já se sabe que pessoas que promovem ataques de engenharia social e quadrilhas que organizam furtos costumam enviar spams para coletar detalhes fornecidos nas mensagens automáticas de ausência de escritório.[1]

É claro que um filtro de spam pode ajudar a diminuir os riscos. Ainda assim, o melhor é remover sua assinatura de e-mail profissional e deixar sua mensagem bem concisa. O simples fato de dizer que você estará "indisponível" já informa ao remetente que você não poderá ler os e-mails naquele período específico, sem deixar vazar informações de identificação pessoal para as pessoas erradas. Opte por oferecer ao remetente uma outra pessoa para contato, pessoa essa que poderá revelar mais detalhes, se necessário. Dependendo do escopo do seu trabalho, outra opção é desativar a resposta automática para pessoas de fora da empresa.

Como na maioria das coisas da vida, não dá para evitar correr alguns riscos. Revele algumas informações, em sinal de respeito às pessoas que importam, mas não muitas, para não se tornar um alvo para os mal-intencionados. O segredo é tomar cuidado sobre como, quando e, em particular, para quem você divulga online sua localização.

[1] "Out of Office replies may cost you dearly" (Respostas Automáticas de Ausência de Escritório Podem Custar Caro"), ABC News