Fonte: HP - Tecnologia @ Negócios
Muitos
alertas e notificações sinalizam seus movimentos da vida real para o
mundo externo. Os aplicativos baseados em localização são ferramentas
confiáveis para manter clientes, colegas e amigos atualizados sobre seu
paradeiro. Contudo, antes de dar “Check in” em todos os lugares, o tempo
todo, é importante pensar em quem exatamente pode acessar essa
informação. Seus velhos amigos da escola? Aquele cara engraçado que você
conheceu no aeroporto? As pessoas ligadas a eles?
É fundamental
ter essa consciência para evitar as consequências de fornecer
informações online demais sobre a sua localização. Considere esses
possíveis riscos antes de configurar um e-mail ou uma notificação na
mídia social informando a data das suas férias ou onde é a sua reunião
para discutir uma fusão importante.
Publicação de fotos com identificação de local
Os recursos automáticos de identificação geográfica de smartphones e
câmeras digitais podem ajudar você a se lembrar de onde exatamente as
fotos foram tiradas. Os sites de compartilhamento de fotos compatíveis
com integração de metadados geoespaciais rapidamente mapeiam e marcam
cada local quando você faz upload das fotos.
É um recurso útil,
em especial para fotógrafos e pessoas que viajam muito. Porém, quando
você usa o smartphone para tirar fotos daquele banquete farto da festa
na casa do seu chefe e publica as fotos via mídia social, você deve ter
ciência de que as coordenadas do GPS com sua localização exata serão
automaticamente compartilhadas. O grau do risco provavelmente depende do
valor para a pessoa que vai ver as fotos. As fotos podem estar
vinculadas à sua pessoa pública, à rede do seu chefe, ou às suas
conexões profissionais em conjunto. Seja como for, convém tomar cuidado.
Os perseguidores cibernéticos podem se transformar rapidamente em
perseguidores na vida real depois que identificarem sua localização.
Procure evitar o uso da função de identificação geográfica quando for
publicar fotos, em particular dentro de locais privados ou comerciais.
Ou use uma ferramenta de remoção de metadados para excluir as
informações integradas automaticamente antes de publicar fotos online.
Informar a localização na mídia social
Os aplicativos de identificação geográfica estão ficando cada vez mais
conhecidos. Muita gente também opta por informar automaticamente a
localização em cada publicação no Facebook e no Twitter. Não só é
divertido, como em alguns casos pode ser muito útil para manter seus
contatos sempre atualizados sobre onde você está.
O único
problema é que pessoas mais suspeitas também podem querer saber. O
melhor é desativar o recurso de identificação de localização no Twitter,
em especial quando ocorrer alguma reunião de negócios confidencial,
durante visitas a clientes importantes, ou quando você estiver em casa.
Embora perseguidores perigosos também possam conseguir usar um
aplicativo simples para saber exatamente de onde você está twittando, é
melhor não divulgar seu endereço com identificação de localização quando
for publicar no Twitter.
Assim, quanto mais você puder
dificultar para estranhos o acesso a suas informações pessoais online,
melhor. Caso esteja usando sites de mídia social compatíveis com
serviços geográficos, tome as devidas precauções para controlar quem
acessa essas informações.
Detalhes em resposta automática de ausência do escritório
No que se refere a respostas automáticas de ausência de escritório, uma
típica opção padrão pode oferecer detalhes valiosos a criminosos
oportunistas. Seu nome completo, o número de telefone do escritório e o
nome do colega que estará no seu lugar são informações que podem ser
usadas para conseguir mais dados pessoais nas listas disponíveis
publicamente. Já se sabe que pessoas que promovem ataques de engenharia
social e quadrilhas que organizam furtos costumam enviar spams para
coletar detalhes fornecidos nas mensagens automáticas de ausência de
escritório.[1]
É claro que um filtro de spam pode ajudar a
diminuir os riscos. Ainda assim, o melhor é remover sua assinatura de
e-mail profissional e deixar sua mensagem bem concisa. O simples fato de
dizer que você estará "indisponível" já informa ao remetente que você
não poderá ler os e-mails naquele período específico, sem deixar vazar
informações de identificação pessoal para as pessoas erradas. Opte por
oferecer ao remetente uma outra pessoa para contato, pessoa essa que
poderá revelar mais detalhes, se necessário. Dependendo do escopo do seu
trabalho, outra opção é desativar a resposta automática para pessoas de
fora da empresa.
Como na maioria das coisas da vida, não dá
para evitar correr alguns riscos. Revele algumas informações, em sinal
de respeito às pessoas que importam, mas não muitas, para não se tornar
um alvo para os mal-intencionados. O segredo é tomar cuidado sobre como,
quando e, em particular, para quem você divulga online sua localização.
[1] "Out of Office replies may cost you dearly" (Respostas Automáticas de Ausência de Escritório Podem Custar Caro"), ABC News